Na serra do Caramulo, no interior norte de Portugal, foi inaugurado em 1959 o Museu do Caramulo. Resultado da iniciativa privada dos irmãos Abel Lacerda, apaixonado por arte, e João Lacerda, colecionador de automóveis, mantêm-se nos dias de hoje estas duas coleções de renome internacional.
De forma a divulgar este museu, os seus responsáveis recorreram a painéis de azulejos publicitários de grandes dimensões, tendo colocado pelo menos cinco deste tipo em estradas que serviam de acesso ao Caramulo. Pintados à mão, todos com o mesmo grafismo mas com proporções variadas, nenhum dos que identificámos se encontra datado ou assinado, não nos tendo sido possível até ao momento determinar a sua autoria.
Para além da inscrição "Caramulo Museu", em cada exemplar está presente a distância quilométrica do ponto em que foram colocados ao museu, e ainda o desenho de um dos automóveis em exibição. O Peugeot Type 19 foi o carro escolhido para embelezar estes azulejos, possivelmente por ser o veículo mais antigo da coleção, datado de 1899.