Espaço expositivo e de trabalho colaborativo
A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria é uma associação sem fins lucrativos de utilidade pública dedicada à documentação, valorização e divulgação de processos, práticas e manifestações da cultura popular, sendo o seu objetivo a dignificação e enaltecimento da sabedoria dos mais velhos e das práticas persistentes entre as novas gerações.
O projeto Azulejo Publicitário Português dedica-se a painéis de azulejos que serviram uma função promocional do comércio existente à data. Encontrados nas mais antigas estradas e nas fachadas de fábricas e lojas das vilas portuguesas, estes azulejos pintados à mão narram as histórias de produtos e empresas em muitos casos esquecidas. A durabilidade destes azulejos contrasta com a efemeridade da publicidade atual, servindo hoje como testemunhos da estética, design e comércio de uma época passada.
Assim como nós, a equipa da MPAGDP percorre a estrada, sem pretensão de lucro, para inventariar por métodos empíricos um património que merece ser conhecido (e reconhecido). Recentemente esta associação inaugurou a Cura, um espaço físico na Lousã, em Serpins (antiga casa de comércio que possui o azulejo publicitário “Casa Cortez”), o qual fomos agora convidados a integrar!
Neste espaço procuraremos apresentar o que foi este tipo de publicidade e fazer uma ponte com a realidade atual. Uma mesa digital permitirá explorar todo o repositório através de um mapa interativo. Na falta de meios financeiros, técnicos e legais para intervir fisicamente na preservação destas obras, concebemos obras de restauro puramente digitais, que serão igualmente disponibilizadas na CURA. Poderá ainda ser acompanhada a criação e posterior exposição de algumas réplicas recorrendo a um procedimento modernizado, que alia a impressão digital à cozedura do azulejo vidrado em mufla. A longo prazo, é nosso objetivo dinamizar oficinas e conversas relacionadas com esta temática, através da envolvência de projetos que se dedicam igualmente à salvaguarda de património gráfico.