Os painéis publicitários do Nitrato do Chile são comuns nas estradas nacionais portuguesas e foram pintados na Fábrica Aleluia de Aveiro. Não se sabe exatamente em que data estes azulejos começaram a ser produzidos, mas através de fotografias antigas é possível provar a existência destes painéis a partir de 1948.
O desenho original do Nitrato do Chile utilizado na península ibérica foi concebido pelo arquiteto madrileno Adolfo López-Durán Lozano, possivelmente em 1929. Em Espanha existem painéis cerâmicos semelhantes, mas em que a expressão “adubai com” é substituída por “abonad con”, e “Nitrato do Chile” por “Nitrato de Chile”. Noutros países recorreu-se a grafismos e suportes diferentes para publicitar este produto, adequados a cada cultura e língua.
Apesar da aparência, este painel encontra-se em bom estado de conservação. Poderá ter sido pintado de branco de forma a evitar o pagamento da taxa de publicidade, após cessar o contrato entre o proprietário e a empresa distribuidora do produto, a Companhia União Fabril (CUF).