Em Ervidel, no concelho de Aljustrel, encontramos este painel azulejar de publicidade à Galp, num dos postos de abastecimento de combustível pertencentes à empresa. Sob fundo branco, podem ver-se em torno da identificação do lugar de Ervidel, a designação de outros destinos e a distância a estes. Do lado esquerdo podem ainda ver-se representados alguns produtos tradicionais e, abaixo, a mensagem “Vá para onde fôr, com Galp vai melhor!”, em que Galp é exibido através do logótipo original, criado por Luís Filipe Abreu, em 1978. “Naquele tempo havia muitos artistas plásticos, escultores e mesmo autodidatas a fazer o agora chamado design” confessa o professor catedrático, como pode ler-se na página dedicada à celebração dos 40 anos da Galp.
A história da empresa começa em 1933 quando foi constituída a Sonap (Sociedade Nacional de Petróleos), parcialmente detida pelo estado português. Mais tarde, em 1937, entra em vigor a legislação que possibilita a criação da SACOR (Sociedade Anónima de Combustíveis e Óleos Refinados). Face ao aumento do parque automóvel, a SACOR criou uma rede de postos de abastecimento que se estendia por todo o país. Muitos destes postos partilhavam a mesma tipologia, sendo possível identificá-los a partir do arco que abriga as bombas.
Após o 25 de Abril, várias empresas foram nacionalizadas e os seus negócios ultramarinos entregues às ex-colónias. Com o restante foi criada a Petrogal e Gás de Portugal, e viria a ser criada uma sociedade de gestão de participações sociais, a Galp, que acabaria por ser privatizada.