Research, preserve, and share

Caminhos percorridos em 2023

Caminhos percorridos em 2023

2023 foi um ano importante para o projeto. No site, expandimos o mapa com novas localizações, retomámos as viagens fotográficas, gravámos as primeiras entrevistas em vídeo, aderimos à Rede Ibérica em Defesa do Património Gráfico, fomos recebidos na CURA pela Música Portuguesa a Gostar Dela Própria onde temos vindo a expor o nosso trabalho.

Por outro lado, começámos a iniciativa da Vigilância Voluntária que ainda não deu frutos, o Instagram descontinuou o perfil colaborativo do Coletivo de Defesa, e no Facebook foi necessária a adição de moderação para combater as publicações constantes de “bots”. Foram resgatados dois painéis para o Museu Nacional do Azulejo, mas temos conhecimento de pelo menos um painel catalogado que foi destruído.

O Open Collective teve um impacto importante ao permitir-nos reunir alguns fundos para pagamento de despesas. Ainda assim, por não ser uma entidade legalmente constituída em Portugal apresenta algumas limitações, que continuamos a procurar solucionar através de uma associação formada em Portugal, idealmente que englobe outros projetos também dedicados à preservação de património gráfico comercial português. Relativamente ao sistema de doações, alguns seguidores consideram-no confuso, e houve alterações nas taxas desde a nossa adesão, o que nos leva a equacionar implementar um sistema próprio no site. Continuamos a focar muita da nossa atenção na questão da sustentabilidade financeira, porque consideramos que só dessa forma será possível cumprir os restantes objetivos e ter um impacto significativo na preservação dos azulejos publicitários.

Já em 2024, estabelecemos contactos com entidades com diferentes fins. Gostaríamos de destacar a Associação para a Interpretação do Azulejo Industrial, que tem o objectivo de estudar o espólio herdado de Joaquim Cortiço que durante décadas recolheu e armazenou azulejos descontinuados portugueses. Continuamos a preparar várias melhorias ao website, que esperamos possam ser publicadas em breve. Estamos também a acompanhar duas situações de painéis em risco.

Por fim, gostaríamos mais uma vez de expressar o nosso profundo agradecimento a todos os que têm acompanhado e apoiado este projeto!