Research, preserve, and share

Project updates

Updates on our activities and progress

Resgate do painel Infantário da CERES em Torre de Vilela

Muito obrigado a todas as pessoas que contribuíram financeiramente para o resgate do painel do Infantário da CERES – Cerâmicas Reunidas, assim como às empresas RTVF Arqueologia e Majericon, à associação Amigos do Museu Nacional do Azulejo e ao projecto Letras de Braga, assim como a todos os que divulgaram o nosso apelo.

Avaliação de possível resgate de painel em Torre de Vilela

O Esta sexta-feira, a equipa de restauro do Museu Nacional do Azulejo deslocou-se à Torre de Vilela, Coimbra, de forma a avaliar a possibilidade de resgatar um painel que se encontra num edifício em obras que pertenceu à extinta fábrica Ceres – Cerâmicas Reunidas, SA.

Colaboração com o MAPA

O MAPA – Movimento de Acção pela Protecção do Azulejo resulta de um conjunto de pessoas que se juntou em prol do azulejo e da sua salvaguarda. Este Movimento pretende desenvolver algumas acções para dar voz e visibilidade ao tema, através da sensibilização de diversos públicos.

Iniciativa “Azulejos em risco”

Hoje assinala-se o Dia Nacional do Azulejo e escolhemos esta data para dar início a uma nova iniciativa. A nossa ideia é, sempre que inventariarmos um azulejo publicitário, colocar alguns destes exemplares próximo do painel, sem perturbar (na traseira de um sinal ou num poste, por exemplo), de forma a que quem ali passe, incluindo os proprietários, tenham conhecimento que existe uma rede preocupada com a preservação desse painel.

A rua é o museu – Encontro internacional

Nos dias 23 e 24 de fevereiro, decorrerá em Madrid um encontro internacional dedicado à proteção de património gráfico. Sob o lema “A rua é o museu”, e com a participação do projeto português Letreiro Galeria, entre outros membros da Rede Ibérica em Defesa do Património Gráfico, este encontro promete ser um espaço de partilha e de discussão sobre as melhores práticas para salvaguardar o nosso legado gráfico.

Caminhos percorridos em 2023

2023 foi um ano importante para o projeto. No site, expandimos o mapa com novas localizações, retomámos as viagens fotográficas, gravámos as primeiras entrevistas em vídeo, aderimos à Rede Ibérica em Defesa do Património Gráfico, fomos recebidos na CURA pela Música Portuguesa a Gostar Dela Própria onde temos vindo a expor o nosso trabalho.

Resgate “Algarve… e Schweppes”

Após largos meses podemos finalmente anunciar que mais um painel de azulejos com fim publicitário faz parte do acervo do Museu Nacional do Azulejo. Em julho publicámos que uma galeria de arte belga teria tido na sua posse um painel “Algarve… e Schweppes”, original, pintado na Fábrica Aleluia de Aveiro, ainda na sua caixa de transporte de madeira e envolto em ráfia. A nossa primeira abordagem aos proprietários da galeria ocorreu nesse momento, quando procurávamos saber mais sobre esse painel e o seu paradeiro.

Museu da Cartelaria Cerâmica Comercial

Um dos nossos objetivos é a criação do guia do Azulejo Publicitário Português. Com ele, pretendemos explorar estes painéis como base para descobrir, não apenas as fábricas onde eram produzidos, mas as empresas e produtos anunciados, bem como as histórias das pessoas envolvidas. O guia está a ser estruturado em rotas, algumas rodoviárias e outras pedestres ou ciclo-turísticas, distribuídas pelo país.

Apresentação “Histórias Vidradas”

Junte-se a nós no próximo sábado, dia 9, pelas 16:00. David Francisco, um dos membros fundadores do projeto Azulejo Publicitário Português, irá realizar no espaço cultural CURA uma apresentação intitulada “Histórias Vidradas”.

A mulher no Azulejo Publicitário Português

No próximo dia 30 de Setembro sai o terceiro número da Serpins Magazine, a revista do espaço cultural CURA e da Música Portuguesa a gostar dela própria. Esta edição é dedicada às mulheres e é escrita integralmente por mulheres, num mosaico de vozes femininas tão diversas quanto inspiradoras que se destacam nos mais variados campos: desde a gastronomia ao artesanato, da moda à educação, passando pela sociologia e pelas artes. “São mulheres de diferentes proveniências, de diferentes idades, com diferentes formas de olhar a vida e o mundo” aponta Cristina Enes Garcia, curadora da revista.

Espaço expositivo e de trabalho colaborativo

A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria é uma associação sem fins lucrativos de utilidade pública dedicada à documentação, valorização e divulgação de processos, práticas e manifestações da cultura popular, sendo o seu objetivo a dignificação e enaltecimento da sabedoria dos mais velhos e das práticas persistentes entre as novas gerações.

Iniciativa de proteção de azulejos publicitários

Acreditamos que o melhor lugar para um painel de azulejos publicitário é o seu local original, na rua. Defendemos que este não deve ser retirado do local até que esteja em perigo. Lamentavelmente, a perda de um destes painéis pode ocorrer num instante. Durante uma simples obra num edifício, um painel que poderia ter sido salvaguardado acaba inadvertidamente destruído.

Rede de projetos dedicados ao património gráfico comercial

O projeto Azulejo Publicitário Português é agora membro da “Red Ibérica en Defensa del Patrimonio Gráfico”. Esta rede é uma coligação de vários projetos locais com o objetivo de salvaguardar e proteger o património gráfico comercial existente em ruas e estradas. Esta iniciativa nasceu em resposta à gradual perda de comércios locais históricos e da identidade visual das vilas e cidades, decorrente das mudanças económicas, sociais e demográficas, bem como da emergência de novos modelos de comércio, como os centros comerciais e as compras online.

Nova intervenção no painel da Mabor General no Alto de São João, Coimbra

Recentemente, o Coletivo de Defesa do Azulejo Publicitário tomou conhecimento de que um dos painéis que havíamos inventariado estava em risco: o azulejo publicitário da Mabor General localizado no Alto de São João, em Coimbra. Após conversações com o novo proprietário do edifício devoluto que possui este painel, chegou-se à conclusão de que a melhor opção seria remover o painel deste local.

Uma Viagem Maravilhosa

Saul Ferreira explica o processo de pintura do painel publicitário da extinta companhia aérea Pan American, composto por 1026 azulejos. Para se conseguir o rigor pretendido neste trabalho, com as tintas e processos existentes à data, as cores tinham de ser aplicadas uma a uma, e o azulejo cozido após cada aplicação.