Em Lamego, um painel publicitário em azulejos à marca Michelin permaneceu visível até há alguns anos na fachada de um estabelecimento de recauchutagem. Conta o proprietário que um representante da marca de pneus com que trabalham terá solicitado a sua remoção. O dono do estabelecimento optou por preservar o painel mas este ficou ocultado por placas de revestimento que foram colocadas durante obras no edifício. Através dos registos disponíveis no Google Street View, referentes aos anos de 2009 e 2014, é possível confirmar a existência deste painel.
O painel aparenta ser rectangular e ter cerca de 6 metros quadrados. A composição do painel é marcada pela presença da mascote da marca, o “Homem Michelin” ou Bibendum, juntamente com o logótipo. Tendo em conta a versão específica do logótipo e da mascote, deduz-se que o painel tenha sido concebido durante a década de 70 ou 80. Painéis semelhantes, ligados à mesma marca, também podem ser encontrados em Espanha, com alguns exemplares mais antigos e com diferentes formatos.
Quanto à autoria do painel em questão, ainda que desconhecida, é sabido que a Fábrica Aleluia produziu azulejos para a marca Michelin. Por todo o país, existem oficinas que apresentam no seu interior um friso de azulejos azuis com a imagem da mascote a mover-se de braços abertos. Muitos destes azulejos terão sido pintados manualmente na Fábrica Aleluia nos anos 80 e início da década de 90.
Este é o único painel de azulejos com estas características que identificámos até à presente data. Mantemos a esperança de que, com esforço para a valorização do património gráfico comercial e a consciencialização da sua importância, este painel possa ser, um dia, redescoberto e voltar a ser apreciado por todos.