No coração de Vila Viçosa ergue-se imponente o Convento de São Paulo, também conhecido por “Fábrica de São Paulo”, palco de uma complexa história de usos e transformações. Embora atualmente em avançado estado de degradação, as marcas de um passado próspero ainda são visíveis, nomeadamente através do painel de azulejos que adorna a fachada. Com as suas letras azul cobalto em fundo branco, este painel proclama orgulhosamente “Fábrica de S. Paulo” e “SOFAL / Vila Viçosa”, inscrição que nos dá algumas luzes sobre o seu papel central na economia local.
A história do edifício remonta a 1590, quando foi erguido como um mosteiro. Após a extinção das ordens religiosas em 1834, teve funções diversas, que vão desde um teatro a um quartel. Mais tarde, em 1921, as ruínas do convento e os seus terrenos foram vendidos à SOFAL (Sociedade Fabril Alentejana Lda.), que transformou o edifício numa unidade fabril próspera, dedicada à refinação de azeites e à moagem de farinha.
Hoje, o antigo Convento de São Paulo está a ser transformado no Anantara Royal Vila Viçosa Resort, com planos para abrir portas em 2024 como um resort de luxo. O atelier Broadway Malyan, encarregado do design de interiores, refere que está a ser feito um trabalho árduo para “preservar com sensibilidade o máximo possível das características originais, respeitando o local, a sua história e o seu património arquitetónico”. O projeto de arquitetura está a cargo do atelier Barbosa & Guimarães.
Durante muitos anos, o Convento de São Paulo foi o epicentro da vida económica e social de Vila Viçosa, com a SOFAL desempenhando um papel crucial na transformação e distribuição dos produtos agrícolas da região. Agora, enquanto o edifício se prepara para a próxima fase de sua existência, esperamos que o painel de azulejos permaneça como uma lembrança palpável da importância industrial e social que este edifício já teve e que promete ter de novo no futuro.