Durante a Primeira Guerra Mundial, os britânicos bloquearam a exportação de nitrato para a Alemanha, levando os alemães a desenvolverem uma forma de obter o composto artificialmente. Com a generalização do produto sintetizado, o consumo do Nitrato do Chile decaiu em vários países. Numa tentativa de incentivar a compra, verificou-se em Portugal e na Espanha um investimento na promoção através da colocação de painéis publicitários em azulejo.
O desenho, de inspiração Art Déco, foi criado na década de 20, pelo madrileno Adolfo López-Durán Lozano, enquanto estudante de arquitetura, por solicitação de um dos seus professores. Toda a composição remete para as paisagens rurais douradas do sul da Península Ibérica. Sobre o fundo amarelo, são representados um cavaleiro com chapéu de abas e o seu cavalo, rodeados por um campo de espigas. A representação simples do primeiro plano, em silhueta a preto contornada a branco, sugere uma captura contra a luz do sol. A rematar a composição, destaca-se a publicidade ao produto, incentivando o adubar com "Nitrato de Chile", por vezes reforçada pelo slogan "único natural".