Situado na margem do rio Ceira, a alguns quilómetros da vila da Lousã, encontramos este painel azulejar de formato quadrado, colocado numa esquina chanfrada do edifício a que deu nome. Contrastando com o branco que compõe o fundo, no centro da composição as letras escuras “CASA CORTEZ” indicam-nos o nome deste estabelecimento comercial e o seu local e data de fundação – Serpins, 1929. A circundar a inscrição figura um sol estilizado, de oito pontas, pintado manualmente a amarelo-forte.
O conjunto azulejar inclui a assinatura da Fábrica do Outeiro, em Águeda, especializada não só na pintura de azulejos como também na produção de louças decorativas e utilitárias. Fundada nos anos 20 e demolida em 2010, a fábrica localizava-se no atual complexo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda.
Após trabalhar no Porto, Ramiro Simões Cortez regressa à sua terra e estabelece com o cunhado uma loja de comércio no rés-do-chão da “Casa da Ponte”, em Serpins. A sociedade não foi bem sucedida e Ramiro decide por isso fundar a “Casa Cortez”, construída sobre armazéns e palheiros que eram propriedade dos seus pais, na outra margem do rio. Também de comércio multifacetado, a casa disponibilizava desde mercearias, fazendas, sal, drogas, vidros, entre outros, vindo a incluir também serviços diversificados, como costura e até serviços fúnebres.
Da “Casa Cortez” fizeram parte algumas construções de relevo, das quais se destaca o edifício das Fragas: Uma adega onde o vinho era produzido, armazenado e consumido. Conta Raul Cortez que era assim chamada “porque as paredes do lado do monte eram de fraga/xisto à vista tendo sido construídos pequenos muros onde eram colocados garrafões e garrafas de vinho, mais tarde também cerveja, para se manterem frescas.”
Em 2020, Cristina Garcia e Tiago Pereira adquiriram a propriedade, transformando “As Fragas” no Centro Cultural CURA, sede da associação “A música portuguesa a gostar dela própria”. É também neste preciso edifício que o projeto Azulejo Publicitário Português tem vindo a ser desenvolvido desde setembro de 2023.