No Cais do Sodré, encontramos um painel publicitário em azulejos na fachada do histórico Bar Americano. Fundado em 1920, o local foi frequentado por importantes nomes da literatura portuguesa, como Fernando Pessoa e mais tarde Alexandre O’Neil e José Cardoso Pires. O bar mantém os traços originais, incluindo alguma da mobília e uma extensa garrafeira com valiosos exemplares, guardados ao longo dos anos.
Como seria de esperar, o painel azulejar publicita o estabelecimento, no topo da composição, mas o grande destaque é dado à marca Porto Krohn, cujo emblema ocupa uma posição central. Ao fundo, podemos ver os apelidos Wiese e Krohn, ligados a esta empresa produtora de Vinhos do Porto. Theodor Wiese nasce na Noruega em 1841 e, após passar por Memel e Bilbao, estabelece-se no Porto, onde se dedica à importação de bacalhau proveniente da Noruega. Depois, chama o seu primo Dankert Krohn, e ambos fundam esta companhia vinícola, em 1865.
Hoje, o Bar Americano continua de portas abertas (até às 4 da madrugada) e a Wiese & Krohn mantém a sua produção no vale do Rio Torto, agora integrada no portfólio da holding The Fladgate Partnership, acompanhada de marcas de renome mundial, como Taylor’s, Fonseca e Croft.