Em países com tradição azulejar, como é o caso de Portugal, as marcas de pneus recorreram ao azulejo como suporte publicitário. É o caso deste exemplar da empresa Firestone, no Cercal do Alentejo.
A Firestone Tire & Rubber Company foi fundada em 1900, nos Estados Unidos da América. A sua primeira fábrica foi instalada em 1903, na cidade de Akron (Ohio). Dedicava-se inicialmente à fabricação de pneus para carruagens, alargando de seguida a sua atividade ao desenvolvimento de soluções para automóveis. Foi através destes últimos produtos que a marca adquiriu grande visibilidade, quando Henry Ford optou por usá-los no célebre model T, o primeiro modelo automóvel produzido em série. Pelo espírito de constante procura de soluções, a Firestone tornou-se pioneira na conceção de vários produtos.
Em 1988, a Firestone foi adquirida pela Bridgestone. As atuais instalações da Bridgestone em Portugal continuam em funcionamento em Alcochete, num local próximo à antiga fábrica da Firestone Portuguesa, que encerrou em 1992 e que foi demolida para instalação do empreendimento Freeport Alcochete.