Resgate “Algarve… e Schweppes”
Após largos meses podemos finalmente anunciar que mais um painel de azulejos com fim publicitário faz parte do acervo do Museu Nacional do Azulejo.
Em julho publicámos que uma galeria de arte belga teria tido na sua posse um painel “Algarve… e Schweppes”, original, pintado na Fábrica Aleluia de Aveiro, ainda na sua caixa de transporte de madeira e envolto em ráfia. A nossa primeira abordagem aos proprietários da galeria ocorreu nesse momento, quando procurávamos saber mais sobre esse painel e o seu paradeiro. Na altura, foi-nos informado que o painel havia sido vendido e a conversa ficou por aí. Para nossa surpresa, mais tarde o painel reapareceu. Descobriu-se que permanecia esquecido na oficina da galeria, não tendo sido vendido como inicialmente pensado.
O dono da galeria apreciou o nosso projeto mas recusou-se a confiar o transporte do painel a uma transportadora, temendo que algum dos azulejos se quebrasse, receio que partilhávamos. A solução para este impasse veio através dos esforços dos Amigos do Museu Nacional do Azulejo e da sua rede de contactos. Mas antes disso, foi necessário visitar fisicamente a galeria e armazenar o painel por alguns meses, e isso só foi possível graças a um contacto que nos foi fornecido pela Música Portuguesa a Gostar Dela Própria. Fica por isso aqui o nosso agradecimento a todos os envolvidos que tornaram possível que este painel possa vir a ser preservado e apreciado publicamente. Graças a esta colaboração, o painel “Algarve… e Schweppes” já se encontra em Portugal, e não poderíamos pedir uma melhor prenda de Natal!