A mulher no Azulejo Publicitário Português
“Entre a multiplicidade de motivos retratados na publicidade em azulejo encontra-se a figura feminina, que assumiu diversas caracterizações estereotipadas de acordo com o panorama cultural e socioeconómico português ao longo do tempo.”
No próximo dia 30 de Setembro sai o terceiro número da Serpins Magazine, a revista do espaço cultural CURA e da Música Portuguesa a gostar dela própria. Esta edição é dedicada às mulheres e é escrita integralmente por mulheres, num mosaico de vozes femininas tão diversas quanto inspiradoras que se destacam nos mais variados campos: desde a gastronomia ao artesanato, da moda à educação, passando pela sociologia e pelas artes. “São mulheres de diferentes proveniências, de diferentes idades, com diferentes formas de olhar a vida e o mundo” aponta Cristina Enes Garcia, curadora da revista.
Tendo em conta a futura presença do projeto Azulejo Publicitário Português no espaço CURA, escrever um artigo para esta edição especial da revista tem ainda mais significado. Assim, a Isabel Boavida, um dos membros fundadores do projeto, redigiu um artigo que aborda a temática da representação da figura feminina na publicidade em azulejo.
A fotografia apresentada corresponde a parte do painel publicitário da OLIVA. Este exemplar encontra-se nas instalações da Aleluia Cerâmicas.