Sobre o projeto
Perdidos na paisagem rural e nas fachadas de antigas fábricas e lojas portuguesas, escondem-se painéis de azulejos que, nos meados do século XX, serviram como cartazes publicitários. Estes painéis pintados à mão contam histórias de produtos e empresas, em muitos casos esquecidas, e têm tanto de função comercial como de arte.
A resistência destas relíquias cerâmicas contra a investida do tempo e dos elementos, contrapõe-se à natureza efémera da publicidade moderna. Os anúncios não eram concebidos para desaparecer com um clique, mas para se manterem como testemunhos duradouros das empresas que representavam. A estética distinta das composições e o uso inovador da tipografia e da cor, não só são um registo do design e da imagem publicitária prevalente, como refletem a sociedade e comércio daquele momento.
O projeto Azulejo Publicitário Português esforça-se por manter um inventário digital destas obras, acessível de forma gratuita e com licenças permissivas, e também, sempre que possível, intervir para proteger fisicamente as que se encontram em risco. Procuramos desenvolver iniciativas que deem a conhecer ao público estes painéis, as suas histórias, as marcas e empresas que anunciavam, e as mãos habilidosas que os pintavam. O nosso interesse reside nesta interseção da arte, história e memória, e em provar que, perante a mudança e o seu gradual desaparecimento, existem certos aspectos do passado que permanecem atemporais e dignos de preservação.
- Fundação
- 2018
- Painéis
- 431
- Fotografias
- 758
- Resgates
- 2